quinta-feira, 19 de março de 2009

JOGOS COMPUTADORIZADOS PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO DE

Vilma de Jesus de Ávila, graduando Pedagogia/UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

Resumo: Flávio Cezar Amate, graduado em Engenharia pela Universidade Mogi das Cruzes em São Paulo, apresenta no Seminário da Universidade o tema “Jogos computadorizados para auxiliar na alfabetização de crianças especiais”. Flávio defende que a Escola nas séries iniciais tem como principal objetivo o ensino da leitura e escrita; e que se a criança em processo de aquisição da escrita apresenta alguma deficiência física, mesmo que leve, isso pode prejudicar o aprendizado e ser entendido como rebeldia e falta de empenho. Segundo ele, os jogos educativos desempenham um papel motivador no processo de ensino aprendizagem, e através deles a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire segurança e autoconfiança e desenvolve a linguagem do pensamento e da concentração. Flávio apresenta como plano pedagógico, a distinção de escrita de desenhos, a identificação de palavras do universo cotidiano, o reconhecimento das letras e das quantidades de letras que constam as palavras. Tudo isso, respeitando as particularidades individuais de cada criança para proporcionar a alfabetização daqueles que possuem dificuldade de aprendizagem. Os jogos apresentados por Flávio são: Jogo caça-níquel, Jogo monta-palavras e Jogo das Marcas. Ele apresenta os objetivos dos mesmos e os relacionas com as competências do processo de Alfabetização. Flávio conclui dizendo que a interface desenvolvida nos jogos gera imagens com sons diversificados, fazendo com que a criança se interesse pela atividade apresentada, desafiando-a até que alcance resultados positivos.

______________________________________

Palavras Chaves: Jogo, Computadorizados, Alfabetização, Crianças Especiais, Alfabetização.

Referências Bibliográficas:

www.fsp.usp.br/acessibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário