quinta-feira, 19 de março de 2009

TODOS PODEM APRENDER

Vilma de Jesus de Ávila, graduando Pedagogia/UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

Resumo: Meire Cavalcante, em seu artigo “Todos podem aprender” defende que nas escolas em que circulam diversos tipos de texto, como livros, jornais e revistas, os alunos lêem e escrevem mais rapidamente e se tornam capazes de buscar as informações de que necessitam. Segundo ela o sucesso ocorre nas escolas em que à leitura e a escrita são tratadas como conteúdo central e um meio de inserir o estudante na sociedade. "Um fator determinante para a alfabetização é a crença do professor de que o aluno pode aprender independentemente de sua condição social”. Esse olhar do professor abre as portas do mundo da escrita para os que vêm de ambientes com pouco material escrito.
Meire dá exemplos que deram certo, como no município de Catas Altas (MG). “Mesmo recebendo crianças que não tiveram contato com o chamado mundo letrado antes da 1ª série, os professores conseguem alfabetizar ao final de um ano”. E no município de São José dos Campos (SP) que apostou na Educação Infantil. “Em meio a muita brincadeira, os professores lêem diariamente para os pequenos e criam situações de que a língua escrita faz parte”. Conclui defendendo que este tipo de trabalho tem de fato um verdadeiro sentido e mais passa a ter uma função social; “Essas experiências ajudam a esclarecer as principais dúvidas que surgem em sala de aula na hora de alfabetizar. Logo é possível formar leitores e escritores competentes em aulas de qualquer disciplina ou série”.

_______________________________________________________________

Palavras Chaves: Leitura, Escrita, Alfabetização, Alfabetizar.

Referências Bibliográficas:

LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Editora Artmed, 128 págs.

www.revistaescola.abri.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao.inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário